Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

Preenchendo as paredes

As paredes são elementos de extrema importância em um ambiente interno. São elas que, na maioria das vezes delimitam espaços. Sendo assim o tratamento que elas irão receber também influencia no conjunto.

Além do revestimento que este elemento recebe, seja ele papel, tecido, cerâmica ou pintura, existe ainda a possibilidade de acrescentar alguns acessórios.


Mas calma, vamos devagar!
Será que eu tenho que preencher todas as paredes com algum quadro, foto, ou qualquer outra coisa?


Não, esta obrigatoriedade não existe, pelo contrário, não existe norma quando se trata de preencher as paredes. Tudo vai depender do seu perfil e de como você quer que seja seu ambiente.

As possibilidades são inúmeras, tanto na forma e tamanho dos objetos a serem colocados, quanto na distribuição deles ao longo da parede.


Paredes lisas também são bem vindas!
Um ambiente com todas as paredes preenchidas com quadros e outros objetos, muito provavelmente será cansativo e pesado. Se esta é sua intenção, vá em frente. Se não, pare para analisar e estudar com cuidado o que colocar nas suas paredes.

E como será um ambiente com paredes “limpas”?

Existe uma corrente na arquitetura que chamada minimalista. Apesar de extremamente comentada é realmente conhecido e executado por poucos.



Nesta corrente não é utilizado à mostra nada que não seja extremamente necessário para a utilização do ambiente. Todos os objetos encontram-se preferencialmente longe do alcance da visão.


Agora que você sabe as possibilidades, é hora de experimentar e preencher as suas paredes... Ou não!
A minha dica para realizar esta tarefa é fazer testes antes de furar ou colocar os pregos na parede, desta forma a decisão fica mais fácil e a possibilidade de não ficar legal diminui.


Mãos à obra!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Minha biblioteca

Com a tecnologia dos dias de hoje, quem gosta de ler não precisa ter uma biblioteca, um computador ou um tablet já bastaria.


Porém, assim como eu, algumas pessoas gostam de ter o livro e folhear as páginas. Mas aí, na hora de guardar o livro surge o problema.

Onde guardar,não só um livro em particular, mas a sua coleção inteira?


Este é um desafio não muito fácil de resolver, pois vai depender do tamanho da sua coleção e do espaço que você dispõe para isso, afinal, nem todos têm o privilégio de ter um cômodo que possa chamar de biblioteca.


Para os meros mortais, que precisam multiplicar espaços em sua residência para que caiba tudo o que deseja, a biblioteca pode ficar em diversos lugares. Ou em todos ao mesmo tempo!

Espalhar os livros por cômodos diferentes pode ajudar a diminuir o volume e a quantidade de informação que muitos livros juntos pode causar.


“Ah, mas eu queria que eles ficassem todos juntos!”
Não tem problema, é só tomar cuidado com alguns detalhes como, o plano de fundo, onde esses livros vão ficar, a quantidade de informação que o cômodo já possui e a organização dos livros neste espaço.


O segredo é fazer uma composição equilibrada do ponto de vista do formato e cores dos livros, assim como a quantidade de exemplares que irão ficar agrupados.


Se, ainda assim, você acha que a quantidade de livros que você tem não cabe no espaço disponível, a solução pode estar na seleção e doação de alguns dos exemplares, os que você sabe que não lerá novamente, seja para uma biblioteca pública ou, quem sabe, contribuir com a biblioteca particular de uma outra pessoa.

Sim, sei que não é fácil, mas pense que desta forma você estará contribuindo com a cultura e aprendizado de alguém, e ainda, quem sabe, abrindo espaço em sua biblioteca para aquisição de novos exemplares!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Por que não?

Por que não ter ambientes inspiradores, tranquilos, acolhedores, divertidos ou relaxantes em casa?

Por que não investir no bem estar que um ambiente pode lhe proporcionar?

Por que não chegar depois de um dia de trabalho e ter em casa seu oásis particular?


Os ambientes possuem a capacidade de influenciar o dia a dia das pessoas, tanto positivamente, quanto negativamente. Quem não gosta de frequentar restaurantes bem decorados e reparar na atmosfera que o ambiente proporciona, na sensação gostosa de aconchego? Ou visitar aquele amigo que tem aquela casa legal e se sentir bem no ambiente?

Então, por que não se proporcionar um ambiente pensado para você e para seu estilo de vida?
As mudanças positivas causam uma sensação de renovação e dão um novo “gás”. Já reparou como fica uma criança quando compra o material escolar novo? Perceba como uma mudança de cadernos e canetas a deixam animadas para o novo ano escolar!

Com os ambientes que frequentamos não é muito diferente. Experimente fazer uma mudança para ver como seu ânimo reage.
Não precisa ser grande, basta que seja notável e te faça bem.
Faça uma faxina, deixe tudo limpo, arrumado e cheiroso, então pare para analisar o que você mudaria.

Lembrando que as sensações que um ambiente pode proporcionar são resultados da combinação de um conjunto de elementos formado por cores, texturas, objetos de decoração, obras de arte, mobília e iluminação. Mudar alguns desses elementos pode transformar de forma significativa um ambiente.
Por que não transformar os ambientes em que vivemos para começar o ano novo com o entusiasmo renovado?