Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Minha cozinha é pequena. E agora?

Calma, sem pânico...
Cozinhas compactas são cada vez mais comuns. A vida agitada que levamos nas cidades e a procura por lucro das construtoras fizeram com que os cômodos das casas ou apartamentos reduzissem, principalmente os de serviço como por exemplo a cozinha, que muitas vezes aparecem integrada a área de serviço.
Mas não podemos deixar que esta redução no tamanho dos cômodos nos impeça de testar aquela receita ou de fazer uma farra na cozinha. Por isso devemos estudar bem este ambiente.

A cozinha é um lugar onde se guardam talheres, panelas, pratos, copos, comida, temperos, eletroportáteis, etc. Além disto é o lugar onde se corta, descasca, tritura, tempera, cozinha, assa, frita e até come.

Como deu para perceber, faz-se muita coisa na cozinha, portanto precisamos que ela seja prática, confortável e fácil de limpar, afinal de contas empregada doméstica e cozinheira também são raras hoje em dia.


Existem algumas formas de se organizar uma cozinha, mas infelizmente o tamanho reduzido impossibilita muitas delas, sendo mais comum  a cozinha em linha. Observando algumas plantas baixas nota-se que a cozinha fica comumente ao lado da sala e que muitas vezes é possível fazer uma integração entre esses dois ambientes configurando-se assim a famosa cozinha americana ou uma cozinha de integração total com a sala.


Na cozinha americana a bancada que a separa da sala pode receber banquetas, ou servir de apoio para a mesa de jantar.




Mas também são comuns as cozinhas onde não é possível a integração com a sala ou aqueles que preferem não faze-la, desta forma a sua organização pode se distribuir em duas linhas ( dependendo da largura da cozinha) uma em cada parede.



Aquelas pessoas que possuem um apartamento muito pequeno, até mesmo um flat, com cozinhas exageradamente compactas, calma.... Eu não esqueci de vocês! Meu conselho é ter poucas coisas para guardar, apenas o necessário e eletrodomésticos também compactos para aproveitar o máximo possível o espaço.



E por fim, mas não menos importante. Apesar da prioridade ser a funcionalidade e praticidade, a cozinha não precisa ser um ambiente feio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário