Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Banheiros parte 2 - Revestimentos


Antes de mais nada, acho que é válido discorrer um pouco sobre revestimento e sua importância em qualquer ambiente. 
Além, é claro, de dar beleza, o revestimento possui a missão de proteger as paredes e estruturas das intempéries e da ação de agentes nocivos, como produtos químicos por exemplo.
www.pandag.com.br 
Lembrando que quando falamos de revestimentos não estamos falando apenas de cerâmicas, pastilhas ou porcelanatos, pois também existem as pinturas, pedras, texturas, concretos, madeiras...
ledecoracoes.com
A lista de materiais de revestimento é imensa, e a cada dia que passa não para de crescer. Portanto na hora de escolher o seu revestimento fique atento para as propriedades e restrições do material e escolha aquele que for mais adequado ao ambiente onde será aplicado.
mulher.uol.com.br
Os revestimentos de um banheiro devem receber uma atenção especial, pois trata-se de uma área molhada e, consequentemente, bastante úmida.
Separando os revestimentos por área de aplicação teremos:

Piso: Como o piso é a área que vai receber maior quantidade de água, observe, antes da colocação do revestimento se o lugar encontra-se impermeabilizado, Principalmente na região do box.
josyxkleber.blogspot.com
O revestimento de piso deve ser resistente a água e de fácil limpeza. Por este motivo é tão fácil encontrar banheiros  revestidos com porcelanato, cerâmica ou pastilhas, pois estes materiais possuem estas duas características, preços acessíveis e mão de obra fácil. É importante lembrar que caso o revestimento seja de algum desses materiais a argamassa e o rejunte também merecem atenção.
Mas, abra sua mente, afinal de contas estas não são as únicas opões de pisos para banheiros.  Pedras naturais, e concretos também podem ser usados se devidamente escolhidos e aplicados.
fengshuialexandra.blogspot.com
ideiasdamary.blogspot.com
Atenção : Cuidado com revestimentos de acabamento polido, pois são escorregadios e podem causar acidentes graves.

Paredes: Podemos dividir as paredes do banheiro em duas categorias, as que recebem água e as que não recebem água. Desta forma poderemos aplicar materiais diferentes em cada tipo de parede ampliando as nossas possibilidades.
Nas paredes que recebem água o material deve ser resistentes a água, de fácil limpeza e devem dificultar a passagem da água para a parede evitando problemas de infiltração em outros ambientes. Neste caso a preocupação com o acabamento polido não é necessária, pois aplicado nas paredes não confere risco de queda aos usuários.
construindo.org
diasadois.wordpress.com
Nas paredes que não recebem água a liberdade é bem maior, só tome cuidado com os revestimentos que não reagem bem a umidade, pois independente de área molhada ou não, banheiros sempre são ambientes úmidos.
ape114.blogspot.com
fotos.noticias.bol.uol.com.br
mulher.uol.com.br
Tetos: Cuidado com o revestimento de teto, caso seja forro, aconselha-se a aplicar apenas pintura, pois outro material acrescentaria peso e a fixação do gesso ficaria comprometida. Na maioria dos casos, o forro esconde um conjunto de tubulações do andar superior, e para a manutenção é necessário quebrar-se o gesso, portanto, aplicar um material de custo mais elevado poderia acarretar em prejuízo.
www.carlotojunior.com.br
Para decorar o teto o mais indicado é utilizar iluminação e recortes no gesso.
acervodeinteriores.com.br
Agora que você já sabe como escolher o material, pode ficar a vontade para fazer as paginações, mosaicos e detalhes que desejar.
www.not1.xpg.com.br 
ponttolavabo.com.br
Caso ainda restem algumas dúvidas, pode deixar um recadinho ou e-mail que ficarei feliz em ajudar!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Banheiros parte 1 - Bancadas, cubas e vasos sanitários


Já faz um tempo que o banheiro vem ganhando importância dentro da nossa residência.
Cada dia mais nos importamos com os acabamentos, as louças, os acessórios, as ferragens e até mesmo a nossa roupa de banho para que esse cantinho da casa fique mais aconchegante e bonito.
Mas como eu sempre digo, e não vou cansar de repetir, deve-se tomar cuidado com a funcionalidade e o conforto além da beleza.
como-decorar.blogspot.com
Apesar de ser um ambiente pequeno se comparado com outras partes da casa, o banheiro necessita de atenção redobrada, pois é rico em detalhes e possibilidades. Então como o assunto é extenso, resolvi separar o post sobre banheiros em três partes.
Nesta primeira parte será falado sobre o assunto que preocupa muita gente, bancada, cuba e vaso sanitário. Afinal eles são os elementos mais marcantes do ambiente.
acervodeinteriores.com.br
Para começar a pensar  na ambientação do seu banheiro, imagine o estilo que você deseja, para a partir daí escolher as cores que farão parte da  composição. Na hora da escolha das cores, deve-se levar em consideração o tamanho do ambiente, pois elas influenciam na sensação espacial de qualquer lugar.
ume99.blogspot.com
www.adelto.co.uk
www.casosdecasa.com.br 
Se você tem um banheiro muito pequeno tome cuidado com cores escuras ou muito fortes, elas costumam dar a sensação de que o objeto se encontra mais próximo. Minha dica é escolher cores claras para dominar o ambiente e dar um toque com cores escuras no balcão por exemplo. Desta forma você dá destaque a peça e não compromete a harmonia. Você também pode abusar de espelhos, que são peças coringas para qualquer ambiente pequeno.
missflorinda.blogspot.com
Para você que gosta de ousar, o conjunto balcão e cuba é uma excelente oportunidade. As possibilidades de formatos e de cores e até mesmo de materiais são incontáveis e encontrar uma que se encaixe em seu estilo e no tamanho do seu banheiro é um desafio e ao mesmo tempo uma diversão!
assimeugosto.com

www.casaconstruida.com.br
home-boxer.blogspot.com 
Para facilitar na escolha e na execução do seu balcão explicarei alguns termos que talvez você não conheça.
Respaldo: É a parte do balcão que fica, normalmente, por traz da torneira e que sobe pela parede. Não existe uma medida fixa, podendo até mesmo não existir, mas  deve-se sempre prezar pelo equilíbrio, portanto estude bem o tamanho deste elemento.

Testeira: É uma espécie de saia do balcão, ficando muitas vezes entre o balcão e o armário inferior. A testeira tem como principal objetivo esconder o sifão ( decida de esgoto) da cuba, por isso é fácil encontrar balcões com testeiras largas e sem armário inferior.
coisasdamaura.blogspot.com
Com relação as cubas é impossível numerar todas as possibilidades, mas mostrarei a classificação quanto ao modo de colocação para facilitar sua pesquisa.
Cuba de embutir: São aquelas cubas que ficam por baixo do balcão. Nestes casos o balcão precisa ter um acabamento no recorte da cuba.
dicasdearquitetura.com.br
Cuba de sobrepor: São aquelas onde a parte superior da cuba sobressai do balcão deixando seu material , que na maioria das vezes é cerâmico, exposto. Para este tipo de cuba não é necessário o acabamento no recorte do balcão.
www.decaclub.com.br
Cuba de apoio: Ultimamente são as mais procuradas, elas não são encaixadas no balcão e o único recorte que é necessário é o da decida do esgoto para o sifão, ficando assim a cuba toda exposta e apoiada encima do balcão.
biancadahora.com.br
Cuba de semi encaixe: São encaixadas como se fosse uma “gaveta” no balcão, ficando sua parte superior e frontal toda a mostra. Para esse tipo de cuba o balcão pode ser mais estreito, sendo indicada para banheiros com larguras pequenas. É indicado para esse tipo de cuba que o respaldo tenha no  mínimo a largura equivalente profundidade da cuba.
www.belasdicas.com 
Cuba esculpida: São cubas que são projetadas e construídas sob encomenda, normalmente do mesmo material da bancada.
mulher.uol.com.br
 Muita atenção com a altura do conjunto bancada e cuba! É importante que a altura da parte superior da cuba esteja a 90cm do piso. Então se você escolheu uma cuba de apoio por exemplo, a altura da bancada, neste caso será 90cm menos a altura da cuba.

O vaso sanitário é a peça mais importante do banheiro funcionalmente falando. E na decoração?
Ele pode não ser o elemento de maior destaque, mas participa ativamente na composição.

Os fabricantes de louças sanitárias possuem diversos modelos e tamanhos de vasos sanitários, alguns até bem diferenciados, porém este é um elemento de preço significativo. Vale a pena lembrar que o vaso é comprado separadamente de seus acessórios, e quanto mais diferenciada é a louça, maior seu valor de compra.
casaeimoveis.uol.com.br 
clickobra.com
Vasos sanitários escuros não são aconselháveis, eles mostram o acúmulo de poeira em seu exterior e escondem a sujeira em seu interior, desta forma facilitando o mal cheiro indesejável de qualquer banheiro. Além de tudo o fato de ele esconder a cor da água em seu interior dificulta na detecção de problemas de saúde se revelam através da urina e das fezes.
www.resumovirtual.com.br 
O mais importante na hora da escolha da bancada, cuba e vaso sanitário do seu banheiro é ter em mente o resultado final que você deseja, e tomar cuidado com a harmonia e equilíbrio do ambiente.

Espero que estas informações ajudem na escolha da bancada, cuba e vaso do seu novo banheiro.
Deixe sua opinião ou dúvidas no espaço previsto para comentários abaixo.
 Muito obrigada!