Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Banheiros parte 2 - Revestimentos


Antes de mais nada, acho que é válido discorrer um pouco sobre revestimento e sua importância em qualquer ambiente. 
Além, é claro, de dar beleza, o revestimento possui a missão de proteger as paredes e estruturas das intempéries e da ação de agentes nocivos, como produtos químicos por exemplo.
www.pandag.com.br 
Lembrando que quando falamos de revestimentos não estamos falando apenas de cerâmicas, pastilhas ou porcelanatos, pois também existem as pinturas, pedras, texturas, concretos, madeiras...
ledecoracoes.com
A lista de materiais de revestimento é imensa, e a cada dia que passa não para de crescer. Portanto na hora de escolher o seu revestimento fique atento para as propriedades e restrições do material e escolha aquele que for mais adequado ao ambiente onde será aplicado.
mulher.uol.com.br
Os revestimentos de um banheiro devem receber uma atenção especial, pois trata-se de uma área molhada e, consequentemente, bastante úmida.
Separando os revestimentos por área de aplicação teremos:

Piso: Como o piso é a área que vai receber maior quantidade de água, observe, antes da colocação do revestimento se o lugar encontra-se impermeabilizado, Principalmente na região do box.
josyxkleber.blogspot.com
O revestimento de piso deve ser resistente a água e de fácil limpeza. Por este motivo é tão fácil encontrar banheiros  revestidos com porcelanato, cerâmica ou pastilhas, pois estes materiais possuem estas duas características, preços acessíveis e mão de obra fácil. É importante lembrar que caso o revestimento seja de algum desses materiais a argamassa e o rejunte também merecem atenção.
Mas, abra sua mente, afinal de contas estas não são as únicas opões de pisos para banheiros.  Pedras naturais, e concretos também podem ser usados se devidamente escolhidos e aplicados.
fengshuialexandra.blogspot.com
ideiasdamary.blogspot.com
Atenção : Cuidado com revestimentos de acabamento polido, pois são escorregadios e podem causar acidentes graves.

Paredes: Podemos dividir as paredes do banheiro em duas categorias, as que recebem água e as que não recebem água. Desta forma poderemos aplicar materiais diferentes em cada tipo de parede ampliando as nossas possibilidades.
Nas paredes que recebem água o material deve ser resistentes a água, de fácil limpeza e devem dificultar a passagem da água para a parede evitando problemas de infiltração em outros ambientes. Neste caso a preocupação com o acabamento polido não é necessária, pois aplicado nas paredes não confere risco de queda aos usuários.
construindo.org
diasadois.wordpress.com
Nas paredes que não recebem água a liberdade é bem maior, só tome cuidado com os revestimentos que não reagem bem a umidade, pois independente de área molhada ou não, banheiros sempre são ambientes úmidos.
ape114.blogspot.com
fotos.noticias.bol.uol.com.br
mulher.uol.com.br
Tetos: Cuidado com o revestimento de teto, caso seja forro, aconselha-se a aplicar apenas pintura, pois outro material acrescentaria peso e a fixação do gesso ficaria comprometida. Na maioria dos casos, o forro esconde um conjunto de tubulações do andar superior, e para a manutenção é necessário quebrar-se o gesso, portanto, aplicar um material de custo mais elevado poderia acarretar em prejuízo.
www.carlotojunior.com.br
Para decorar o teto o mais indicado é utilizar iluminação e recortes no gesso.
acervodeinteriores.com.br
Agora que você já sabe como escolher o material, pode ficar a vontade para fazer as paginações, mosaicos e detalhes que desejar.
www.not1.xpg.com.br 
ponttolavabo.com.br
Caso ainda restem algumas dúvidas, pode deixar um recadinho ou e-mail que ficarei feliz em ajudar!

Um comentário:

  1. Posso usar revestimento parecido com pedra no box, pois tem relevo e fico na duvida por conta do acumulo de sujeira e funcos devido aos recantos, e tinta que tipo de tinta posso usar no banheiro? Gostaria que postasse imagens de banheiro com este tipo de revestimento no box e tambem os com pintura.
    Desde já agradeço

    Izabel

    ResponderExcluir