Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Meu Home Studio

Para quem gosta de ouvir música um Home Theater é ótimo.
Para quem gosta de criar música um Home Studio é maravilhoso...
Mas como ter um Studio na minha casa?


A primeira coisa a se pensar é o espaço disponível, afinal de contas um Home Studio precisa de muitos aparelhos como caixas de som, instrumentos musicais, computadores, etc. Organizar esse mundo de coisas
pode não ser uma tarefa fácil, mas algumas dicas podem ajudar:


  
  • Mantenha os fios organizados e se possível fora da vista

  • Prever lugar específico para os instrumentos que não são fixos
 
Como já deu pra notar o uso da eletricidade é predominante em um Home Studio, portanto para não danificar os equipamentos e evitar acidentes é de extrema importância que as tomadas estejam em potência e quantidade adequadas. De forma alguma utilize os chamados "T" para multiplicar as entradas de tomada... 

Além da preocupação estética e da segurança, vale a pena também observar a acústica do ambiente onde se pretende instalar seu Studio.
Calma, não precisa gastar tubos de dinheiro para melhorar a acústica de um ambiente! Você pode utilizar de cortinas com tecido mais pesados, tapetes e até mesmo revestimentos de madeira. Quanto mais rugoso o material, mais absorvente ele será e irá ajudar a evitar a reverberação do som.



Se você pretende investir mais em acústica, tome cuidado, pois não se deve revestir todas as superfícies com material absorvente, os materiais refletores também são importantes nas devidas proporções. O ideal é intercalar os dois tipos de material.


Quanto ao posicionamento dos equipamentos, o mais importante é observar a ergonomia para que o ambiente seja confortável para o usuário e para que a percepção do som seja a melhor possível. Então atente para colocar as telas dos computadores na altura dos olhos e as caixas de som na altura dos ouvidos.



Agora é só colocar a mão na massa!

Um comentário: